Identificação e gestão digital
Gestão da manutenção com o sistema CONEXO da GEMU – Indústria 4.0
A gestão da produção de acordo com as Boas Práticas de Fabrico (Good Manufacturing Practices - GMP) é um requisito absolutamente decisivo em setores industriais fortemente regulados por agências governamentais, como são o caso da indústria farmacêutica, alimentar, cosmética, etc. Neste contexto a gestão da manutenção ganha fundamental relevância, sobretudo se aliada a uma eficiente gestão da informação, nomeadamente a que diz respeito aos componentes críticos de uma instalação industrial.
É com base nesta necessidade que a Gemu, desenvolveu o sistema Conexo, ancorado na tecnologia RFID que oferece novas possibilidades em termos de otimização de protocolos de manutenção associados a componentes específicos da instalação, nomeadamente na facilidade de os identificar e catalogar, memorizar, processar eletronicamente e de forma integrada gerir toda a informação associada a estes componentes.
Esta solução tecnológica permite aumentar a segurança do processo bem como otimizar procedimentos de manutenção, melhorando no seu global a produtividade da instalação.
Descrição do sistema CONEXO
A estrutura fundamental do sistema consiste na integração total de três soluções tecnológicas chave:
- Chips RFID integrados nos corpos de válvulas e demais componentes críticos de válvulas;
- Leitor de chip RFID, portátil e compacto;
- Plataforma IT, composta por App móvel + portal
Graças à serialização, todas as válvulas e todos os componentes relevantes da válvula, como o corpo, o atuador, o diafragma e até os componentes de automação, podem ser claramente identificados e lidos a qualquer momento usando o leitor RFID - a caneta CONEXO. O aplicativo CONEXO, que pode ser instalado em dispositivos móveis, não apenas facilita e melhora o processo de "qualificação da instalação", mas também permite otimizar a manutenção enquanto processo muito mais transparente e mais fácil de documentar. O aplicativo orienta ativamente o técnico de manutenção por meio do cronograma de manutenção e fornece diretamente todas as informações atribuídas à válvula, como relatórios de testes, documentação de testes e históricos de manutenção.
O portal CONEXO atua como um elemento central, em particular no processo de aquisição, gestão e processamentos de dados.
O que muda
Todas as válvulas e componentes (corpos, atuadores, diafragmas) serão gradualmente serializados e equipados com chips RFID. Concretamente, desde o princípio de 2019 os corpos de válvulas de diafragma GEMU em aço inox (corpos forjados 2/2 ou fundo de tanque, corpos maquinados e corpos e atuadores da plataforma de enchimento) já começaram a ser fornecidos com chip incorporado como standard, e independentemente da adesão do cliente ao sistema integrado CONEXO. Os chips RFID fornecem a base para o uso da CONEXO (solução em rede para documentação digital e suporte de manutenção; a funcionalidade CONEXO pode ser ativada posteriormente).
Os custos com certificados (até aqui emitidos em formato papel e fornecidos juntamente com os equipamentos) é reduzido, pela sua disponibilização em formato digital e centralizado, sem custos adicionais.
Principais vantagens
- Os equipamentos podem ser distinguidos de todos os outros produtos no mundo e rastreados por meio de seu identificador exclusivo, que assume a forma de um número de série de 5 dígitos.
- Identificação eletrónica exclusiva de componentes;
- Identificação simplificada e inventário de dispositivos instalados;
- Maior confiabilidade do processo graças à rastreabilidade eletrónica
- Documentação eletrónica fornecendo documentos específicos de trabalho (por exemplo, certificados)
- Processos de manutenção otimizados graças à documentação de manutenção
- Manutenção sem papel
- QI melhorado (qualificação de instalação)
- A confiabilidade do processo durante a fabricação do produto é aumentada.
Características distintivas
Chip RFID
- Identificação clara e rastreável
- Anexos opcionais para uma ampla variedade de requisitos
- Transponder passivo
App
- Identificação de componentes
- Documentação de manutenção
- Fácil acesso a documentação e certificados
Caneta (leitor RFID)
- Dispositivo de leitura RFID
- Wireless
- Design compacto
Portal
- Unidade central de gestão
- Inventário eletrónico dos locais e dos componentes atribuídos correspondentes
- Gestão de permissões baseado em grupo
Documentação à prova de manipulações para processos sanitários e estéreis
Os requisitos para uma produção conforme o GMP obrigam o fabricante e as OEMs a documentarem abrangentemente numerosos passos de trabalho. Entre outras, são a elaboração de listas de verificação, cadernos de manutenção, esquemas da instalação e listas de inventário, assim como, a garantia de uma identificação segura de cada componente.
Nos processos sanitários, os padrões de exigência aumentam continuamente, e por isso, cada vez mais recursos têm de ser registados e documentados. Com a solução GEMÜ CONEXO a entrada em operação, a própria operação e a manutenção são simplificadas com a gestão sem papel.
Identificação digital e "instalação qualificada"
Quaisquer válvulas individuais podem ser identificadas em tempo real diretamente na instalação, assim como quaisquer componentes de medição e de controle, por meio dum chip RFID montado ou instalado, e que facilita, por exemplo, a "instalação qualificada". Nisto, por meio de uma solução de software móvel, também são registadas informações sobre as declarações de conformidade, atestados e certificados por componente / por identificação. Além disso, o número de entrega, número da confirmação de pedido e data de fabrico, assim como, número de artigo são claramente atribuídos ao equipamento. No caso de produtos de fornecedores terceiros, estas informações poderão ser registadas e memorizadas. Ambos os processos não necessitam a utilização de papel, e são realizados dentro se alguns segundos.
Outras documentações específicas do pedido, como folhas de dados técnicos e instruções de operação e manutenção, são ou poderão ser consultadas e adicionadas.
Conformidade do produto e segurança do processo
As conformidades de todos os produtos GEMÜ conforme USP Classe VI, FDA ou regulamento UE 1935/2004 foram e são fornecidos com o chip RFID. Diversas etapas de fabrico e processos de limpeza também continuam a ser realizáveis. Aqui contamos o polimento E, a decapagem / passividade, a maquinação eletrolítica e a autoclavagem (a 123°C-135°C). Até mesmo a CONEXO App e o Portal foram programados conforme as diretivas GMP, e todos os componentes comunicam exclusivamente via padrões de segurança e com dados codificados.
Manutenção sem papeis e aplicações ampliadas de serviço
Por meio da solução de software móvel no seu Tablet, o técnico de manutenção é conduzido pelo esquema de manutenções editável e de estrutura individual, obtendo todas as informações relevantes, como instruções, certificados de fabrico e documentação de testes. Este pacote ainda pode ser complementado com a possibilidade de um livro de relatórios de manutenções e uma documentação de fotos.
A documentação de fotos é utilizada principalmente para otimizar ciclos de manutenção por seção da instalação, pois todos os dados poderão ser comparados um por um através de dispositivos digitais - mesmo por maiores períodos.
Retrofitting e solução Cloud
Com o CONEXO Retrofit é possível ainda reequipar válvulas GEMÜ, dispositivos e produtos de terceiros fornecedores, em instalações já existentes. Além disso, produtos de outros fornecedores são integrados no software por meio deste módulo. Cada componente ainda tem a possibilidade de ser integrado numa solução Cloud. Este tipo de conexão possibilita um acesso aos dados armazenados na Cloud, a partir de qualquer local do planeta. Tal como na solução Portal, que pode ser instalada localmente, neste pacote a GEMÜ também não poderá se conectar à instalação de clientes ou de aceder aos dados.
Site GEMÜ em português
Folheto "Conexo - Electronic identification and paperless maintenance
Video "Explain-it: GEMÜ Conexo"