Dep. Indústria e Ambiente MEDIA


Artigo publicado na revista "Robótica"
abr/2020
Controlo de fluidos para máquinas de café

A posição de mercado da Parker/Lucifer, e em particular com o seu parceiro Grupo Contimetra/Sistimetra no mercado português, demonstra a elevada qualidade e fiabilidade dos seus produtos da, para o mercado dos dispensadores de bebidas.

SEGMENTOS DE MERCADO

A Parker/Lucifer atua essencialmente em 4 segmentos de mercado relacionados com dispensadores de bebidas e máquinas de café. São eles:

  • Máquinas de café profissionais (nomeadamente máquinas de café expresso);
  • Dispensadores automáticos de bebidas quentes (vending machines);
  • Máquinas de café semiprofissionais e de uso doméstico;
  • Dispensadores automáticos de água.

APLICAÇÕES PRINCIPAIS

As aplicações principais dos produtos oferecidos pela Parker/Lucifer neste setor são:

  • Controlo de enchimento de água da caldeira;
  • Controlo de vapor
  • Fecho de água fria, quente ou superaquecida;
  • Mistura de água fria e vapor;
  • Controlo de pressão de vapor (pressostatos).

Os principais grupos de produtos aplicáveis são as eletroválvulas e os pressostatos, havendo toda uma panóplia de acessóriosespecialmente desenhados para complementar o funcionamento destes equipamentos nos sistemas em que estão instalados.

Principais vantagens

Desde logo, e no seguimento da cultura de inovação e desenvolvimento da Parker/Lucifer, esta foi a primeira empresa a desenvolver o sistema de vedação de rubi para válvulas solenoides.

A experiência acumulada nessa tecnologia resulta num produto extremamente eficiente relativamente à acumulação de calcário, um problema recorrente em muitas regiões.

Uma outra vantagem significativa tem a ver com a modularidade das electroválvulas, isto é, a parte elétrica de alto desempenho e baixo consumo de energia, é totalmente intercambiável entre corpos de válvulas, existindo uma ampla variedade de configurações e aprovações disponíveis. Diferentes solenoides podem equipar diferentes válvulas, e vice-versa, permitindo um amplo espectro de configurações que vão de encontro a diferentes exigências dos clientes.

Por fim, há que destacar o design forte e robusto que proporciona uma elevada fiabilidade aos produtos, minimizando o risco de falhas em fase de operação e evitando assim os morosos e, muitas vezes, dispendiosos tempos de paragem.

Informações técnicas sobre eletroválvulas

As eletroválvulas (também chamadas válvulas de solenoide) são dispositivos eletromecânicos com a função de interromper ou desviar o fluxo de fluidos, abrindo ou fechando um ou mais orifícios.

De uma forma geral, uma válvula de solenoide é uma combinação de três componentes básicos:

  1. Um eletroíman que consiste num solenoide (bobina) e um garfo magnético:
  2. Um êmbolo móvel (que, em alguns casos, abre e fecha diretamente a válvula);
  3. Um corpo de válvula com um orifício aberto ou fechado pelo êmbolo ou diafragma para ativar ou impedir o fluxo do fluido.

PRINCÍPIOS OPERACIONAIS

O termo “solenoide” refere-se ao operador e bobina, também conhecido como “piloto” ou “atuador magnético”. A bobina consiste num fio capilar de cobre enrolado num carretel de suporte. Quando a corrente elétrica é alimentada, as linhas de fluxo magnético da bobina são geradas sendo mais fortes no centro da bobina. Esse fluxo magnético eleva o êmbolo móvel na bobina até que ele entre em contato com a peça do poste.

O corpo da válvula possui um orifício através do qual o líquido ou o gás flui quando a válvula está aberta. Deste modo, o êmbolo móvel possui uma sede integral que, quando a bobina solenoide é energizada, se move na direção oposta ao orifício da válvula (operado diretamente), ou em direção oposta ao diafragma (operado por piloto) que abre a válvula. Quando a bobina é desenergizada, uma mola de retorno traz o êmbolo de volta à posição original de fecho, cortando assim o fluxo do fluido.

Componentes básicos de uma electroválvula:

  •  Corpo da válvula: Parte principal da válvula solenoide, incluindo portas, assentos e orifício de passagem.
  • Conjunto do tubo solenoide: cilindro, em aço inoxidável, hermeticamente selado e fechado numa extremidade. É o canal guia do êmbolo móvel que é movido magneticamente. A bobina solenoide é ajustada no lado externo do tubo envolvente;
  • Êmbolo móvel: Fabricado em aço inoxidável ferrítico, é atraído pelo campo magnético do solenoide e desliza dentro do tubo. Mola do êmbolo (ou mola de retorno):  Utilizada para manter o êmbolo móvel em posição e devolvê-lo ao sua posição quando desenergizada.
  • Vedação do assento: Montado no êmbolo móvel, é usado para fechar o orifício principal da válvula ou um orifício piloto.
  • Eletroíman (ou bobina solenoide): Parte elétrica composta por enrolamentos de cobre (solenoide) juntamente com um garfo magnético (armadura), quando a corrente elétrica flui, gera um fluxo magnético que atrai o êmbolo móvel.

Aplicação em máquinas de café expresso profissionais

No mercado português, o Grupo Contimetra/Sistimetra, atua sobretudo junto de fabricantes e empresas de manutenção no sector das máquinas de café profissionais cujas exigências estão perfeitamente alinhadas com os padrões de qualidade dos produtos da Parker/Lucifer, e cuja confiança se estende desde há muitos anos no consumo de diferentes tipos de electroválvulas, pressostatos e acessórios que equipam quer máquinas de café profissionais novas, quer usadas, no contexto de trabalhos de manutenção preventiva e corretiva.

Deste modo, não sendo objetivo deste artigo definir exaustivamente os produtos que habitualmente equipam as máquinas de café profissionais, tentaremos enumerar algumas linhas de produtos habitualmente utilizadas, suas características e vantagens.

As eletroválvulas com corpo em latão são ainda as mais utilizadas no fabrico e manutenção de máquinas de café industriais, estando amplamente difundidas no mercado e sendo por isso o principal produto que a Parker/Lucifer fornece neste mercado.

VÁLVULA DA SÉRIE 125

A Série 125 possui um design robusto e oferece bons desempenhos e alta fiabilidade. Uma grande variedade de partes elétricas podem ser usadas com esta válvula, incluindo soluções IP65 e IP67.

  • A aplicação típica da Série 125 é a função de entrada de água, bem como o fecho de água superaquecida.
  • Fluidos: água fria e quente, dentro dos limites de temperatura do fluido.
  • Corpo da válvula: Latão moldado, CW617N UNI EN 12165.
  • Selos: FKM
  • Tubo e êmbolos: Aço inoxidável.
  • Tipo de montagem: Sub-base
  • Atuação: 2/2

Válvula da série 131F

A série E131F é a melhor solução quando são necessários desempenhos de primeiraclasse, devido à construção de toda a estrutura do piloto da válvula em aço inoxidável. Compacto e robusto ao mesmo tempo, o bocal de aço inoxidável melhora a vida útil da válvula e o seu comportamento contra o efeito de incrustação de calcário. Uma ampla variedade de peças elétricas podem ser utilizadas com esta válvula, incluindo soluções IP65 VDE e UL.

  • Aplicação típica: controle de ligar / desligar água e vapor superaquecidos.
  • Fluidos: Água fria, água quente e vapor.
  • Corpo da válvula: Latão moldado, CW617N UNI EN 12165.
  • Vedações: FKM ou Ruby.
  • Tubo, êmbolos e bocal: Aço inoxidável.
  • Atuação: 3/2

Devido à adaptação do mercado às exigências cada vez mais específicas e rigorosas da legislação nos mercados consumidores, a tendência crescente aponta para utilização de válvulas construídas integralmente em aço inoxidável, pelo que também neste aspeto, a Parker/Lucifer se posicionou como líder na inovação e desenvolvimento de válvulas integralmente em aço inoxidável, sendo que o Grupo Contimetra/ Sistimetra se orgulha de ter sido pioneiro na introdução deste tipo de válvulas no mercado nacional.

Série LIQUIPURE

As Válvula Parker/Lucifer da série Liquipure marcam um novo padrão em válvulas de café expresso. Certificadas pela NSF para café, chá, água, água superaquecida e vapor. O inovador mecanismo de montagem do vedante por montagem em baioneta permite uma manutenção extremamente fácil e simples.

A certificação de baixo teor em chumbo (NSF 372) foi alcançada utilizando apenas materiais sem chumbo, tornando-se uma excelente opção para cumprir a legislação em vigor em alguns mercados, nomeadamente nos Estados Unidos da América (importante no contexto de empresas europeias exportadoras para esses mercados).

As válvulas são intercambiáveis, tal como acontece com as válvulas em latão, com a montagem de sub-base 32x32, bastante popular no mercado das máquinas de café expresso.

Principais benefícios:

  • Cumpre com os requisitos de baixo teor em cumbo;
  • Intercambiável com as montagens sub-base já existentes;
  • Fácil acesso a peças internas;
  • Orifício em aço inoxidável;
  • Vedantes em Ruby ou FKM-FDA para uma maior durabilidade.

Controlo de pressão de vapor - pressostato PS325-1C

O controlo da pressão de vapor é efetuado, regra geral, por um pressostato que comanda uma eletroválvula que fará o controlo do fluido em função da pressão lida.

O pressostato PS325-1C funciona com contactos normalmente fechados e um diferencial fixo. Este dispositivo funciona como um interruptor de três polos para o comando direto de circuitos de fases em árvore. O pressostato está equipado com 3 contatos de potência normalmente fechados, quando a pressão excede o valor “off” (desligado) os contatos abrirão desligando o circuito elétrico.

Os contatos fecharão se a pressão diminuir sob o valor “on” P-ΔP (consulte o esquema A). A gama de pressostatos PS325-1C da Parker/ Lucifer tem certificação UL.

Características principais:

  • Corpo da base do pressostato em latão forjado;
  • Elemento sensível no diafragma duplo; diafragma em elastómero reforçado com Teflon (PTFE) em contacto com o fluido;
  • Peças metálicas em zinco;
  • Materiais plásticos auto-extinguíveis V0-1.6;
  • Entrada G 1/4 “com conexão bicónica.

Como se pode verificar, o Grupo Contimetra/ Sistimetra, como parceiro exclusivo da Parker/ Lucifer no mercado português das máquinas de café poderá oferecer uma vasta gama de produtos e acessórios direcionados para o mercado da produção e manutenção de máquinas de café profissionais, sendo possível obedecer aos mais elaborados requisitos e necessidades do cliente.

O Grupo Contimetra/Sistimetra, como é seu apanágio desde a sua fundação, está totalmente ao dispor do cliente para o ajudar e suportar, nas suas mais variadas necessidades, sendo absolutamente fundamental para que isto possa acontecer, a oferta de produtos inovadores, fiáveis e de qualidade como são dos da Parker/Lucifer.



JGPG2016 Contactos Actualizado em: 27.Dezembro.2023   Utilizadores OnLine: 40     Total Visitas: 13404974 Política de Privacidade

Pedir Informações