LOCTITE dispõe de uma linha inovadora de vedantes e adesivos que ajuda a prevenir e a reduzir o risco de falhas prematuras
A maioria das bombas centrífugas industriais apresenta avarias prematuras, o que representa um valor económico elevado em reparações de emergência ou mesmo a sua substituição. Com uma manutenção correta é possível melhorar o seu desempenho, prevenir estes problemas dispendiosos e mantê-las a funcionar perfeitamente.
As causas mais habituais de falhas em bombas são: o desalinhamento e as falhas nos rolamentos devido ao afrouxamento dos parafusos de montagem da base; as fugas através das uniões roscadas e das flanges; e o desgaste nas superfícies e nas peças devido à abrasão, à erosão e ao ataque químico, o que pode originar a falha prematura da bomba e provocar maiores custos.
LOCTITE, como especialista em soluções de manutenção e reparação de bombas, dispõe de uma linha inovadora de vedantes e adesivos que ajuda a prevenir e a reduzir o risco de falhas prematuras. Um bom plano de manutenção é fundamental para aumentar a vida útil da bomba, manter a sua eficiência e melhorar a fiabilidade.
Para prevenir o desalinhamento, por exemplo, a marca oferece LOCTITE 243 e LOCTITE 270, dois fixadores de roscas de média e alta resistência, respetivamente, que podem ser aplicados nos parafusos de montagem e no seu nivelamento correspondente. Desta forma, fixam-se os parafusos, mantém-se a força de aperto correta e elimina-se a corrosão dos parafusos.
Entre os produtos mais relevantes para prevenir o desgaste, destacamos LOCTITE PC 7255. É um revestimento cerâmico com grande resistência química e ao desgaste que possui também o Certificado WRAS para o contacto com água potável, que pode ser utilizado em instalações como estações de tratamento de água. Além disso, outra das suas particularidades é que também pode ser usado para recuperar e revestir tanto impulsores ou volutas como carcaças, especialmente de bombas de câmara bipartida.
Com o mesmo objetivo de prevenir o desgaste, a marca oferece LOCTITE PC 7227, caracterizado pelo seu revestimento epóxi bicomponente, cinzento, com preenchimento cerâmico e de carboneto de silício que protege os equipamentos contra a abrasão de partículas finas. Além disso, LOCTITE também oferece Antigripantes para a prevenção da corrosão e da gripagem, Retentores para evitar que os rolamentos se soltem, o desgaste por vibração e o desgaste dos rasgos de chaveta, e Epóxis com Carga Metálica para a restauração de eixos desgastados.